segunda-feira, 9 de agosto de 2010

REVESTIMENTOS


Além de trazerem a identidade final de sua casa eles contribuem muito para as sensações que serão experimentadas no ambiente, mesmo com o mobiliário.


Costumo dizer que, dentro de um espaço habitado, os acabamentos, objetos, móveis, a iluminação e tudo que esteja presente devem estar em harmonia entre si, para conseguirem trazer o máximo de aproveitamento daquele ambiente tanto na sua funcionalidade quanto nas sensações que o espaço pode oferecer.

Assim, após um bom planejamento dos espaços por meio de um estudo arquitetônico, vem as definições dos revestimentos de acabamento. Existem vários tipos de revestimentos, tanto para pisos como para paredes, e sua aplicação depende da necessidade de cada ambiente. Seguem abaixo alguns tipos existentes: 


Pedras Naturais  são constituídas pelos revestimentos considerados nobres, como mármore e granito. Os mármores são mais usados em ambientes sociais ou em banheiros, não sendo aconselháveis em áreas de trabalho como cozinhas, por serem mais porosos e mais moles que os granitos. Dessa forma, os granitos são indicados para áreas de trabalho que têm atividade constante ou alto tráfego; e podem ser usados em sua forma polida ou rústica. Além dos mármores e granitos, existem outras pedras como arenitos, quartzitos, ardósias, mosaico português, miracema, seixos, entre outras. Seu uso se dá em pisos, paredes, fachadas, bancadas, cubas, churrasqueira, jardins, etc. 


Pedras Industriais são produzidas por processo industrial a partir do quartzo e têm grande resistência. Como exemplo, temos o silestone e o nanoglass. Seu uso pode se dar em pisos, paredes, fachadas, bancadas, cubas, etc.  


Porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico que se diferencia por seu processo de produção a altas temperaturas. Além disso, contém matérias-primas nobres, tornando-se um produto mais resistente, com menor absorção de água e menor possibilidade de dilatação térmica (o que permite juntas de dilatação mais estreitas entre uma placa e outra). Portanto, é adequado a áreas de alto tráfego e podem ser encontrados com superfície natural, polida ou esmaltada. Sua aplicação pode ser feita em pisos e paredes, dependendo da especificação do fabricante.    


Cerâmica é constituída de argila e cobertura esmaltada. Apesar de não ser tão resistente quanto o porcelanato, possuir maior absorção de água, e ser mais barata, não deixa de ser bastante funcional e durável, dependendo de seu uso.  Sua aplicação pode ser feita em pisos e paredes, de acordo com a especificação do fabricante.    


Pastilha são comercializadas tanto em porcelana quanto em vidro, e geralmente são vendidas em placas para a aplicação. Seu uso pode se dar em pisos, paredes, piscinas, dependendo da especificação do fabricante.   


Cimentício é produzido à base de cimento, e pode ser feito tanto no local quanto comprado pronto em lojas especializadas. Sua aplicação pode ser feita em pisos e paredes, de acordo com a especificação do fabricante.  


Laminado é um tipo de revestimento usado tanto em pisos quanto em paredes. Sua fabricação se dá por processo industrial e ele possui fibras ou partículas de madeira de alta densidade, o que lhe fornece alta resistência a riscos e abrasão. Sua aplicação pode ser feita em pisos e paredes, de acordo com a especificação do fabricante.


Assoalho e Madeira são provenientes da natureza e existem de várias formas, entre elas o cumarú, grápia, ipê, amêndola, jatobá, e marfim. Seu uso pode se dar em pisos, paredes, fachadas, bancadas, cubas, dependendo da especificação do fornecedor. 


Vinilico é um revestimento disponível em manta ou em placas com até 3mm de espessura em várias cores e desenhos. É um piso térmico e de fácil limpeza. Pode ser aplicado tanto a uso residencial, comercia e de saúde. Seu uso pode ser em pisos ou conforme especificação do fabricante.  


Carpete geralmente de fios sintéticos é importante que sejam antialérgicos, antiestáticos e antichamas. Sua aplicação normalmente é em placas que podem ser removidas e lavadas quando necessário. Pode ser usado tanto em residência como em escritórios.


Para uma boa escolha deve-se levar em consideração os seguintes aspectos básicos:
Fabricante e/ ou Fornecedor é importante ser um fabricante com credibilidade no mercado que tenha produtos que estejam  dentro das normas do inmetro e/ou um fornecedor bem recomendado por alguém de confiança e que também siga tais normas.
Utilização
Resistência
Durabilidade
Funcionalidade
Estética     

















































2 comentários:

  1. Oi! Achei o brilhante la em cima um maximo! como chama? Este ultimo tambem eh bem interessante...parece carpete. Tem um nome especifico?
    SUCESSO PRA VC GAROTA!
    Um abraco

    ResponderExcluir
  2. Oi Laila, tudo bem?

    Você deve estar falando da parede revestida em pedras, são seixos brancos valorizados com iluminação. Realmente dá um destaque bem bonito!
    Quanto a última imagem é sim um carpete!
    Obrigada querida!!
    Beijo

    ResponderExcluir