terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JANTAR DE NATAL E ANO NOVO


Um jantar por ser mais formal que um almoço, especialmente no Natal e no Ano Novo quando reunimos familiares e amigos queridos para celebrar datas tão importantes, acaba exigindo um planejamento mais elaborado!!

Portanto vai minha dica para quem for receber em casa!!

Uma mesa bem decorada precisa contar com três princípios básicos: funcionalidade, harmonia e beleza.

Para iniciar a preparação da mesa é importante saber primeiramente o tipo de serviço que será escolhido: à francesa, à inglesa, franco-americano, à brasileira ou americano. Essa escolha dependerá também do número de convidados e as dimensões da mesa, e ainda dos auxiliares com quem irá contar. Se a mesa ou mesas comportarem todos os convidados confortavelmente sentados, então arrume o lugar de cada pessoa e utilize o serviço à francesa, à inglesa, franco-americano ou à brasileira. Porém quando os lugares à mesa não forem suficientes use o serviço à americana, a montagem neste caso é livre onde tudo é possível dependendo apenas de sua criatividade e gosto. Pode ser usado aparador, carrinho ou mesas auxiliares para colocar copos, guardanapos, talheres de maneira que facilite o serviço e não sobrecarregue a mesa principal.

Partindo destas idéias fundamentais existem algumas regrinhas de etiqueta na montagem de mesa, que podem ou não ser seguidas a risca, dependendo de sua necessidade e vontade de inovar!! Certamente facilitam muito a organizar de forma harmoniosa!! 

Quando for montar lembre-se de colocar apenas as taças e talheres  que realmente for usar na hora de servir, não coloque nunca a mais apenas para enfeitar!!

Seguem abaixo duas figuras que ilustram de forma correta a organização das louças e talheres, vale prestar atenção que existem certos detalhes que diferenciam uma organização da outra, mas tudo conforme as regras de etiqueta!!





































Nenhum comentário:

Postar um comentário