sexta-feira, 9 de abril de 2010

SUSTENTABILIDADE

MITSURU SENDA, um dos mais renomados arquitetos japoneses, esteve em março deste ano em São Paulo apresentando a palestra "Em Busca de uma Arquitetura Sustentável para o Planeta", na FAU-USP. Estava presente também o arquiteto Ruy Ohtake que fez uma palestra para apresentar à Senda um pouco de seu trabalho em São Paulo com as habitações da comunidade de Heliópolis, alguns projetos de urbanismo retratando de forma rápida a cultura brasileira.

Estive lá para prestigiar e aprender muitas coisas importantes e interessantes!!! Como a  maneira que  Mitsuru aplica a sustentabilidade em seus projetos e também, não menos importante, o trabalho que desenvolve com equipamentos infantis, ou melhor dizendo, cria incríveis parques de diversão para as crianças!!

Fundador e presidente do Environment Design Institute (EDI), já foi também presidente do Instituto dos Arquitetos do Japão. Sua área de atuação é em projetos de arquitetura e design ambiental. Preside a Association for Children Environment. Destaque para o projeto do Novo Estádio da Cidade de Hiroshima. Recebeu diversos prêmios como do Instituto de Arquitetos do Japão, da Associação de Paisagismo do Japão e Good Design.

Confira os trabalhos deste mestre da arquitetura sustentável!!!!!! 

Foshan Pearl Gymnasium
O Estádio foi projetado para receber ventilação natural por toda sua circunferência com múltiplas janelas que se encaixam entre os anéis da estrutura. A iluminação natural é controlada por ocultação automática instalada entre os anéis.  Com telhados de alumínio prateado cúpula como pérolas, que também atuam como reflexão de calor, esta cúpula esporte é um símbolo da cidade e como uma arquitetura do ambiente que exerça pressão sobre a luz, ventilação e temperatura, em resposta ao clima local.
Local: Cidade de Hiroshima



Hanghai Qizhohg Forest Sports City Tennis Center
Senda se inspirou para projetar a cobertura do estádio na flor típica de Xangai, a Magnólia. A cobertura é composta por 8 seções móveis, as quais representam as pétalas da flor. Levam 8 minutos para abrir e 8 minutos para fechar e a estrutura tem 40 metros de altura. O estádio comporta quase 15mil pessoas.
Local: Shanghai 

 


Instalações para Crianças


Nenhum comentário:

Postar um comentário